Trilhas da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros abriga centenas de atrativos naturais de tirar o fôlego, e não há melhor maneira de conhecer todos eles do que através de suas trilhas, feitas em meio à vegetação de mata atlântica, entre rochas milenares e com direito a observar sua rica e diversificada fauna e flora. De todas elas, são três que são consideradas as principais por estarem localizadas dentro do Parque Nacional e por levarem a algumas das atrações mais bonitas da região. Conheça um pouco mais sobre cada uma abaixo.


1. Trilha dos Cânions

Foto: Cristiamara Giordani

O percurso é um pouco pedregoso, mas essa é a mais fácil entre as três trilhas. Com doze quilômetros (ida e volta), a maioria do trecho é plano e oferece sombra, não conta com muitos aclives e tem poucos metros de desnível, o que torna a caminhada tranquila e confortável (apesar de um pouco cansativa por causa da distância). No caminho, você passará por bicas de água cristalina e incríveis paisagens naturais até chegar às três belas cachoeiras, as Cânion I e II e a das Cariocas, que formam excelentes poços para banhos. Tome cuidado apenas ao final da trilha, antes de alcançar a cachoeira das Cariocas, pois há uma descida íngreme com muitas pedras que pode ser um pouco perigoso, principalmente se estiver chovendo.


2. Trilha dos Saltos

Foto: Eder Fortunato

Apesar de ser uma das trilhas mais curtas, é uma das mais complicadas devido ao desnível entre a sede e as cachoeiras, que é maior e, portanto, a torna mais cansativa que sua vizinha (a dos Cânions). No entanto, quem encara os nove quilômetros do seu percurso ganha uma belíssima recompensa – o mirante do Salto, uma das mais impressionantes quedas da região, com 120 metros de altura, as corredeiras do Rio Preto e as piscinas naturais do Salto de 80 metros. Os primeiros quatro quilômetros são tranquilos, pois consistem na grande maioria de descidas, mas a volta já é considerada como um trekking de nível de dificuldade de médio a difícil, sendo parte de seu terreno um tanto acidentado e com muitas pedras.

Dica: Gosta de trilhas e natureza? Conheça algumas hospedagens da Chapada dos Veadeiros que ficam em área naturais´.


3. Travessia das Sete Quedas

Essa é a trilha mais completa e longa da Chapada, com aproximadamente 23 quilômetros de percurso que deve ser percorrido em dois ou três dias, mas mesmo parecendo difícil, a maioria dos viajantes são capazes de realizá-la, pois é um trekking moderado. O primeiro dia pode ser um pouco desgastante, já que a maior parte do caminho é feita nesse dia (17 quilômetros em meio ao cerrado) e é autoguiada, mas é muito bem sinalizada com setas e até mesmo pessoas inexperientes conseguirão se orientar com facilidade. Todo seu esforço também será recompensado pela beleza da região e dos atrativos que poderá ver, que inclui todos os mesmos pontos das trilhas mencionadas acima e ainda a incrível cachoeira das Sete Quedas.