Principais cidades da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é uma exuberante e extensa região em Goiás que abrange cerca de nove cidades do estado, algumas que contam com boa infraestrutura para turismo e outras menores e menos turísticas, mas todas apresentando muita beleza natural e também cultural. Para lhe ajudar a entender a região mais a fundo e saber onde deve se hospedar, comer, etc., nós reunimos os principais municípios abaixo.

Cavalcante: Abrangendo cerca de 60% da área total do Parque, essa cidade é um dos três principais pontos de partida para quem quer visitá-lo (juntamente com São Jorge e Alto Paraíso). A região é muito rica, tanto em suas paisagens naturais – abriga uma das mais impressionantes cachoeiras de toda a Chapada, a Santa Bárbara – quanto com sua história e suas tradições, pois é lá que se encontra comunidades Kalungas, povo descendente de quilombolas (escravos que trabalhavam nas minas de ouro e fugiram de cativeiro para se esconder nas matas) que viveram por lá há mais de 200 anos. É possível, inclusive, contratar um guia dessa comunidade para lhe levar às atrações da cidade.


Foto: Reserva Renascer

São Jorge: Essa pequena e charmosa vila é também um dos portões de entrada do Parque Nacional, criada por garimpeiros em busca de quartzo. Apesar de ter pouquíssimos habitantes e ser bastante simples, com estradas de terra e construções antigas da época do garimpo, a região possui uma excelente infraestrutura turística que inclui restaurantes, campings, pousadas, lojas de artesanato e uma agitada vida noturna, que provavelmente se deve à proximidade à portaria do Parque e, por isso, atrai vários turistas. A Pousada Caminho das Cachoeiras é uma das opções da Vila de São Jorge. Existe também outro motivo de sua localização ser considerada tão privilegiada – fica muito próximo de algumas das mais famosas atrações da Chapada, como o Vale da Lua e a Cachoeira Razaima.


Foto: L’Astorina

Alto Paraíso: Essa é a terceira porta de entrada do Parque, mas, diferentemente de São Jorge, o município é um pouco mais moderno, com ruas asfaltadas e também boa infraestrutura de restaurantes e pousadas, mas é um pouco mais tranquilo e silencioso. Outra característica que diferencia a cidade é seu esoterismo, que atrai muitos místicos, espirituais, hippies, entre outros, por ser um grande centro cósmico, conhecido como o “Chacra Cardíaco da Terra” devido ao imenso lençol subterrâneo de cristais de quartzo e por estar na mesma latitude de Machu Picchu, no Peru. É também muito procurado por suas belezas naturais, como cânions e paredões rochosos imensos, rios cristalinos, e famosas cachoeiras da região, como a Almécegas.


Foto: L’Astorina

São João D’Aliança: Essa cidade é a primeira da Chapada a partir de Brasília, e é caminho obrigatório para quem vem da capital ou de Goiânia. Não é o principal destino turístico como os outros acima, já que conta com pouquíssimas opções de pousadas e restaurantes, mas a região compensa com suas belezas naturais, abrigando uma exuberante área de transição entre cerrados e florestas úmidas pré-amazônicas e algumas das mais incríveis atrações do Parque Nacional, como as cachoeiras do Buracão e Cataratas dos Couros, o Cânion do Farias e o rio Macaquinhos. Além disso, o município é cortado pela Serra Geral do Paranã e tem parte de sua área no Vale do Paraná, o que o diferencia em vários aspectos da Chapada dos Veadeiros.

Foto: Emilia Abreu

Teresina de Goiás: Conhecido como a “capital do caju”, esta é a mais nova de todas as cidades da Chapada, mas ainda assim é riquíssima com toda sua história, cultura e paisagens naturais. Abriga diversos atrativos, como comunidades Kalungas, sítios arqueológicos, rios cristalinos e cerca de 17 cachoeiras, estando entre elas uma das mais belas e famosas do Parque Nacional, a do Poço Encantado, mas, infelizmente, não conta ainda com muita infraestrutura turística, mesmo sendo considerado o município que possui maior riqueza natural do Centro Oeste do Brasil. Sua área surgiu do entorno de Cavalcante, já lhe tendo pertencido, mas hoje é cortada por duas rodovias que dão acesso a ela.

Foto: Sergio Amaral

Conheça a nossa seleção de algumas hospedagens ecológicas da Chapada dos Veadeiros que ficam nessas cidades. Assim você pode escolher qual ou quais cidades você irá utilizar para se hospedar.